banner

banner

vídeo home

Bem vindos!

So Bags Apresenta a Nova Linha Unpaper!

Papel Higiênico Reutilizável
Papel Toalha Reutilizável
Espanador Lavável

Porque o mundo não é descartável!

Porque usar UnPaper?


O papel higiênico, guardanapo e papel toalha, são itens que estão presentes na rotina da maioria das pessoas. Entretanto, não é a forma mais saudável de higiene do corpo e seu uso causa graves impactos socioambientais.


Impactos socioambientais
De acordo com a Word Wildlife Fund (WWF - ONG internacional com o objetivo de conservar, investigar e recuperar o meio ambiente), todos os dias, cerca de 270 mil árvores são encaminhadas para aterros sanitários e lixões na forma de papel de limpeza (papel toalha, guardanapos e papel higiênico). Desse total, 10% é formado por papel higiênico, o que representa cerca de 27 mil árvores desmatadas e enviadas para aterros e lixões todos os dias. 


Desmatamento
O papel higiênico é responsável por 15% de todo o desmatamento, um contribuinte significativo para o aquecimento global. O pior é que a cada 3,5 toneladas de fibra bruta são feitas apenas duas toneladas de rolos higiênicos. Só em 2010, no Brasil, foram consumidos 4,708 bilhões de rolos de papel higiênico. Na produção são utilizadas cada vez mais técnicas de secagem que demandam grandes quantidades de energia para deixar o produto macio. E os processos de branqueamento à base de cloro poluem fontes locais de água.


Vida animal e indígena
Muitas vezes, para iniciar o cultivo de espécies ricas em celulose, há o deslocamento de vida animal e indígena para dar lugar às novas árvores.


Água, agrotóxicos e pesticidas
Na esmagadora maioria das vezes, o plantio de eucalipto prejudica a biodiversidade animal por serem “desertos verdes” e não sustentarem diversas formas de vida. Essa espécie demanda quantidades exorbitantes de água, pesticidas e fertilizantes. Para se ter uma ideia da demanda por água, o plantio de eucalipto é utilizado para drenar regiões de pântanos.


Poluição
Produtos químicos utilizados na fabricação do papel acabam sendo descartados no ambiente aquático e até mesmo no ar. Os agentes branqueadores, como o cloro, que representa 30 quilos a cada tonelada de papel higiênico produzido, são, na maioria das vezes, descartados em corpos d'água locais.


Como evitar ou reduzir esses impactos?
Para um item tão presente e necessário no cotidiano parece impossível haver alternativa, não é mesmo? Mas nem tudo está perdido, com simples mudanças podemos criar um grande impacto ambiental.


Substitua e Reduza
Substituir o uso do papel higiênico convencional na hora do xixi pelo reutilizável. Assim você reduzir em até 70% do uso de papel higiênico, com o tempo você verá que a quantidade de papel que está sendo utilizada não era realmente tão necessária.


Definitivamente evite embranquecidos
O cloro utilizado para embranquecer o papel higiênico, após descartado, acaba sendo um significativo poluidor das fontes de água locais. Por isso é importante não priorizar essa característica que não passa de um atributo estético e optar por produtos não embranquecidos.


Reciclado
O problema é que, no que diz respeito ao papel para uso higiênico, o papel reciclado é perigoso. Um estudo publicado pela Environmental Science & Technology mostrou que muitos produtos de papel reciclado - como papel higiênico, guardanapos de papel e toalhas de papel são frequentemente contaminados com bisfenol, substância que atua como disruptor endócrino e têm sido associada a problemas de câncer, diabetes, fígado, tiroide e defeitos congênitos, doenças cardíacas, entre outros. Essa substância é comumente encontrada no papel feito para impressoras térmicas que imprimem recibos de vendas e no jornal (para melhorar a cor) e, após a reciclagem, continua presente no papel higiênico reciclado e passa diretamente para a corrente sanguínea após entrar em contato com a pele.


Por que devo usar UnPaper ?
Porque o mundo não é descartável.

0 comentários:

Postar um comentário

 

SELO EU RECICLO

CERTIFICADO

PATENTE

So Bags - Juntos por um mundo sem desperdício! | Desenvolvido por OnzeWeb.